SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Em Itajaí, 525 internos concluem curso para atuar na indústria têxtil da SAP

Uma solenidade simbólica marcou a formatura de 525 internos do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí (CPVI). Depois de 536 horas/aula os apenados receberam Certificado de Conclusão de curso para atuar nas áreas de corte e costura, manutenção de máquinas e logística. A formação, viabilizada por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC), entidade da FIESC, vai possibilitar que os internos atuem no Programa SAP Têxtil, iniciativa da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, que prevê a implantando de fábricas de produtos têxteis em Chapecó, Criciúma, Itajaí, São Cristóvão do Sul e São Miguel do Oeste. O Diretor-Geral do Departamento de Polícia Penal (DPP), Vladecir dos Santos e a Gerente de Trabalho e Renda do DPP, Léa Fernanda Mazaro, participaram da solenidade de formatura.

Depois de concluído o treinamento – que envolve cerca de 2,1 mil internos – as cinco unidades estarão aptas a fabricar uniformes escolares e, de acordo com a demanda, poderão ser confeccionados lençóis, fronhas e mantas para os hospitais catarinenses.
A Superintendente Regional das unidades prisionais do Vale do Itajaí, Policial Penal, Marta Regina Ambrósio destacou a importância da formação. “Oferecer capacitação profissional para os apenados é fundamental para atender as políticas de reabilitação social e econômica do sistema prisional catarinense. O trabalho dá dignidade ao interno, permite que ele receba um salário pelo serviço prestado, cujo recurso financeiro ele pode destinar à família e tem a remição da pena. A atividade laboral nas unidades prisionais também é uma estratégia de segurança”, observou a Policial Penal Marta Regina Ambrósio.
A coordenadora de Educação Básica e Profissional do SENAI na Foz do Rio Itajaí, Roseméri Matiola, destacou a importância do investimento em qualificação e enalteceu a oportunidade da instituição em fazer parte da iniciativa. “Quero agradecer a todos que receberam a equipe do SENAI e dizer que ficamos honrados em participar deste projeto. Uma oportunidade, um recomeço, um novo propósito de vida para estas pessoas terem uma profissão e reingressarem novamente no mundo do trabalho”, disse.

SOBRE A PARCERIA
O Governo do estado investiu mais de R$ 30 milhões na construção de galpões e a compra do maquinário, sendo destinados quase R$ 1,1 milhão para as atividades de capacitação de 81 turmas, totalizando treinamentos em cursos profissionalizantes na área têxtil para cerca de 2,1 mil apenados. Além de Itajaí, o projeto também envolveu as cidades de Chapecó, Criciúma, Curitibanos e São Miguel do Oeste.
Quase 5 mil detentos trabalham no sistema prisional catarinense, o que representa cerca de 20% do total. Essa cifra já chegou a 31%, porém houve uma redução por conta da pandemia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support