SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Modelo de penitenciária sustentável e inteligente

mestrado

O policial penal Manoel Honorato Filho esteve recentemente na SAP para apresentar seu projeto de Mestrado em Administração da UNISUL, realizado em parceria com o programa SAPCiência, na área de Inovação Social e Sustentabilidade.

O projeto de pesquisa “Pegada de Carbono na Penitenciária de São Pedro de Alcântara” trata-se de um estudo de todas as fontes de emissão de carbono daquela unidade prisional, buscando análises, ferramentas, métodos e ações para mitigar os poluentes e assim se tornar um modelo sustentável e aplicável para as demais unidades prisionais do Estado e do Brasil.

“Primeiro coletaremos todos os dados, aplicaremos os protocolos de medição e análise, descobrindo quanto se consome de energia, de água, quanto se produz de lixo e dejetos, para depois aplicarmos ações que tornem a unidade prisional mais limpa, inteligente e sustentável”, explicou Honorato, que defenderá sua dissertação de mestrado em fevereiro de 2024 sob orientação do Prof. Dr. José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, coordenador do PPGA/UNISUL.

O SAPCiência é um programa inovador da SAP, arquitetado pela Academia de Administração Prisional e Socieoducativa (ACAPS), em parceria com a UNISUL e visa o aperfeiçoamento dos servidores efetivos por meio do fomento à pesquisa acadêmica. A iniciativa conta com cursos de formação continuada, Pós-Graduação (Especializações), Mestrado e Doutorado, todas voltadas à área de atuação da SAP.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support