SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

SAP desativa Presídio Feminino de Tubarão

Boletim Covid 23 05 2023 1

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) concluiu nesta segunda-feira (31) a desativação do Presídio Feminino de Tubarão, antiga reivindicação da comunidade local. “Além de estar em uma área urbana, o prédio não oferecia mais as condições necessárias para o cumprimento da pena com dignidade”, destacou o Secretário da SAP Leandro Lima.

A desocupação da unidade começou na quinta-feira (27/01) com a deflagração da Operação Casa Nova quando 128 internas do Presídio Feminino de Tubarão foram transferidas para unidades femininas localizadas em Itajaí e Criciúma. De Tubarão para Criciúma foram realocadas 82 internas e, de Criciúma para Itajaí, outras 46 apenadas.
Leandro Lima reforçou a importância de oferecer vagas de trabalho e de ensino para as internas do sistema prisional. “As unidades que receberam as apenadas – tanto Criciúma, quanto Itajaí – já tem uma estrutura de trabalho em funcionamento, que poderá ser ampliada por meio de novos convênios com a iniciativa privada”, assinalou.

De acordo com a Superintendente da Regional Sul do Departamento de Polícia Penal (DPP), Juliana Borges Medeiros, o critério para a realocação das internas considerou a proximidade geográfica com os familiares. Quem estava em Tubarão foi para Criciúma e apenadas que alocadas em Criciúma , mas tem familiares na região Norte foram para Itajaí. “Desta forma as internas terão uma melhor condição para cumprir a pena e estarão perto da família”, observou.

O terreno e o prédio do antigo presídio pertencem ao estado e poderá ser repassado para a prefeitura, caso manifeste interesse.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support