SEJURI forma novos especialistas no 3º Curso de Inteligência Penitenciária de 2025
A Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (SEJURI), por meio da ACAPS e da Diretoria de Inteligência (DINF), concluiu nesta sexta-feira (12) o 3º Curso de Inteligência Penitenciária de 2025, realizado entre os dias 24 de novembro e 12 de dezembro. Ao todo, 24 profissionais foram certificados: 21 Policiais Penais e 3 Policiais Militares, entre eles um agente da Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (CISI/MPSC).
A formação, que integra a política estadual de qualificação continuada, teve como foco o desenvolvimento de habilidades técnicas fundamentais para atuação em inteligência, incluindo análise de dados, produção de conhecimento, prevenção de ameaças e enfrentamento à criminalidade organizada.
Mais do que técnicas, os formandos encerram o curso conscientes da responsabilidade estratégica e ética que envolve atuar no campo da inteligência penitenciária — uma área que exige método, discrição, legalidade e excelência no processo de tomada de decisão.

Para a secretária de Justiça, Danielle Amorim, o investimento permanente em inteligência é decisivo para fortalecer o sistema prisional. “A inteligência é a espinha dorsal de qualquer política séria de segurança pública. Quando formamos profissionais capacitados, fortalecemos o Estado e ampliamos nossa capacidade de proteger vidas, prevenir riscos e combater o crime com responsabilidade e estratégia”, destacou.
O diretor de Inteligência da SEJURI, Marcelo Forbici, reforçou o compromisso da área com a formação de equipes cada vez mais qualificadas. “Este curso representa mais um passo na consolidação de um modelo de inteligência penitenciária moderno, técnico e integrado. Os formandos saem preparados para atuar com excelência e, principalmente, com respeito à legalidade e ao interesse público”, afirmou.
A solenidade de formatura reuniu autoridades do sistema de segurança e justiça de Santa Catarina. Estiveram presentes a secretária de Justiça, Danielle Amorim, o secretário-adjunto Leandro Melo, o diretor de Inteligência, Marcelo Forbici, o diretor-geral Maicon Alves, além da coronel Arlene Villa, representando a Polícia Militar. Também participaram o major Dany Robson de Souza, da Agência Central de Inteligência da PMSC, Rafael Rocha representando o delegado Antônio Cláudio de Seixas Joca, Carol Liberalli, representando a ACAPS, e o corregedor-geral da SEJURI, Gabriel Airton da Silveira.
O encerramento marcou mais um passo importante no fortalecimento das ações de inteligência no sistema prisional catarinense, ampliando a capacidade de resposta do Estado frente às dinâmicas criminais e reforçando o compromisso com a segurança pública e a reintegração social.
