Imagem do WhatsApp de 2024 03 12 às 10.49.45 0fbbca5b

Na manhã desta terça-feira (12) uma equipe de agentes da Polícia Penal deflagrou uma operação para garantir o controle e a ordem dentro do sistema prisional na cidade de Chapecó, no Oeste Catarinense. O Grupo Tático de Intervenção (GTI) do Departamento de Polícia Penal (DPP) começou a ação de inspeção na Penitenciária Industrial de Chapecó por volta das 5h da manhã. Cerca de 130 policiais penais foram mobilizados para essa ação. Além disso, foram empregados o Núcleo de Operação Tática (NOT), a Divisão de Operações com Cães (DOC) e demais policiais penais da unidade.

A operação no complexo prisional começou ontem minutos de uma tentativa de fuga frustrada de sete internos. Segundo a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, os indivíduos foram prontamente contidos graças à rápida e eficaz intervenção dos policiais penais. Em seguida, foram implementados procedimentos de revista interna para garantir a manutenção da ordem pelas equipes da Polícia Penal. Houve a movimentação de mais de 1.500 detentos para a inspeção das celas.

"Essa é uma resposta do Estado por conta dessa tentativa de fuga. Tivemos ontem dois agentes rendidos, mas conseguimos dar uma resposta rápida e impedir a fuga desses apenados. Ontem mesmo os presos envolvidos nessa situação foram transferidos da unidade e hoje deflagramos essa grande operação envolvendo mais de cem policiais penais de várias áreas", disse o secretário da SAP, Carlos Alves, que também participou da operação nesta terça.