Imagem do WhatsApp de 2024 03 06 às 15.19.20 6c4aaa47
O sistema socioeducativo catarinense realizará neste mês de março as campanhas de conscientização da epilepsia e do combate à tuberculose, comemorados no dia 26 e 24 de março, respectivamente, além da comemoração do Dia Mundial da Infância no dia 21 de março.

Atualmente o sistema socioeducativo do estado atende 336 jovens e adolescentes em conflito com a lei em 20 unidades de Santa Catarina destinadas ao atendimento desse público. “Nossas equipes de saúde estão preparadas para realizar neste mês, onde temos importantes datas comemorativas, campanhas de conscientização sobre a saúde voltadas para impactar diretamente os socioeducandos a respeito da epilepsia e tuberculose”, informou Thiago Martins, coordenador técnico psicossocial e saúde do Departamento de Administração Socioeducativa da SAP (DEASE/SAP).

O tratamento das epilepsias é feito com medicamentos que evitam as descargas elétricas cerebrais anormais, que são a origem das crises epilépticas; casos com crises frequentes e incontroláveis são candidatos à intervenção cirúrgica. “Em muitos casos as crises epiléticas não são previsíveis e as pessoas precisam de ajuda, principalmente para não se machucarem durante as convulsões. Por isso é importante estar atento e saber como proceder ao presenciar uma crise”, revelou Martins.

Somente durante o mês de janeiro/2024 as equipes de saúde que atendem os adolescentes em conflito com a lei que estão cumprindo medida socioeducativa dentro das unidades do DEASE realizaram um total de 4.107 atendimentos sendo distribuídos da seguinte forma:

Atendimentos médicos: 210
Atendimentos de enfermagem: 1.898
Atendimentos de odontologia: 89
Atendimentos psicológicos: 1.100
Atendimentos de serviço social: 810

Dia Mundial da Infância
O dia 21 de março foi instituído pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como o Dia Mundial da Infância. A data tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a defesa dos direitos das crianças.

Segundo o diretor-geral do DEASE, Joel França, é preciso muita sensibilidade no atendimento do sistema socioeducativo, oferecendo ferramentas concretas na educação e promoção da saúde e desenvolvimento dos jovens e adolescentes. “Por motivos como este nossos servidores e colaboradores estão sempre em programas de atualização de temas da saúde, assistência social e de educação”, destacou.