SEOP01

A Superintendência de Segurança e Operações do Departamento de Polícia Penal de Santa Catarina divulgou o balanço dos seis primeiros meses do ano, destacando os resultados alcançados e demonstrando comprometimento contínuo em garantir a segurança, eficiência e o devido cumprimento das ações no âmbito da segurança penitenciária em Santa Catarina.

Grupos Especializados:

O Grupo de Operações Aéreas (GOA) realizou transferências estaduais, de presos de alta periculosidade e apoio à diversas instituições.

A Divisão de Operações com Cães (DOC) operaram missões, visitas institucionais junto às escolas, apoio em transferência e participação em operações de outras instituições, colaborando com a Segurança Pública de Santa Catarina.

O Serviço de Operações e Escolta (SOE) realizou 230 transferências interestaduais, resultando numa redução de custo de mais de 300 mil reais. Atuou também em grandes operações de escolta e guarda de presos de alta comoção social.

O Grupo Tático de Intervenção (GTI) trabalhou em mais de 800 horas de missão, em mais de 27 estabelecimentos penais catarinenses, sem alterações. O grupo realizou mais de 1.500 horas de treinamentos e outras operações. Os resultados do primeiro semestre mostram aumento na quantidade de missões para redução de 8,15% de gastos totais.

A Superintendência de Segurança e Operações (SEOP), além de coordenar os grupos especializados, atuou em três assessorias de procedimentos nas unidades, coordenou as situações de crise como o incêndio ocorrido na Penitenciária de Florianópolis e também na prevenção de desastres que poderiam ocorrer devido as fortes chuvas no estado. Organizou nivelamento para os NOTs das regionais e treinamentos para todos os grupos.

"A SEOP está buscando desenvolver ainda mais os grupos e prestar apoio de segurança e técnico a todas as regionais, atuando na gestão e resolução de eventos críticos. O primeiro semestre aponta para uma grande evolução que será igualmente notada neste semestre" afirmou o Superintendente de Segurança e Operações, Dionatan Prestes do Amaral.