53329992314 c912ffcbd6 c 1

Representando o Estado de Santa Catarina, o Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Carlos Alves, participou, nesta semana, no Palácio da Justiça, em Brasília, do lançamento da Força Penal Nacional (FPN). Esse instrumento destina-se a promover ações integradas entre a União e as unidades federativas, visando atividades e serviços essenciais à preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio do sistema penitenciário brasileiro.

O evento, conduzido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, contou com a presença de representantes da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e das secretarias e agências estaduais do sistema prisional. Durante o encontro, foi debatida a criação da Força Penal Nacional em cooperação na gestão penal, com ênfase no suporte às atividades administrativas, assistenciais, gerenciais, treinamento e capacitação no sistema penitenciário. 

Segundo Carlos Alves, Secretário da SAP/SC, instrumentos de cooperação federativa voltada para apoiar as atividades e programas de aprimoramento do sistema penitenciário são cruciais para a modernização do combate ao crime organizado. “Embora Santa Catarina seja exemplo em muitos quesitos em termos de segurança pública, é necessário continuar discutindo ações que proporcionem condições de desenvolvimento por meio de investimentos concretos que fortaleçam a segurança pública”, destacou Alves.